terça-feira, 5 de abril de 2011

Hikikomoris


No filme ''Tokyo'', de 2008, dos diretores Michel Gondry, Leos Carax e Jooh-Ho Bong, uma das tres esquetes do longa, traz a historia de um já comum tipo de habitante da terra do sol nascente, e personagem cada vez mais comum na civilização ocidental, o Hikikomori.
O sujeito, como o da foto acima, se recusa a sair de casa, e a partir do que tem entre quatro paredes, sobrevive.
Não há contato exterior, a não ser pelo método ''delievery'' de comer, consumir produtos diversos e bens de serviço. No filme, o japinha conhece durante a trocentésima entrega de pizza em seu muquifo, a possível ''libertadora'' de sua vida trancafiada, uma vez que se apaixona pela garota e depois de um sumiço por parte da moçoila,  se propõe a encontrá-la, começando uma alucinada ''caçada'' pelas ruas de Toquio, o que muito o deixou assustado: A capital japonesa está lotada de hikikomoris, e por conta disso as ruas estão vazias.
O lado hikikomori do filme pode parecer um jeito auto-suficiente e alternativo de se viver, mas na internet existem vídeos de famílias obrigando seus adolescentes a sairem dos seus quartos, em cenas de quase violência, lembrando em muito as capturas de esquisofrênicos, por clínicas de saúde mental.
A internet, através das redes sociais, o que incluo esse blog também, não poderiam estar revelando, que cada vez mais, os Hikikomoris não estão apenas no Japão, mas estão bem ao nosso lado, ou ainda pior: Dentro de nossas cabeças...


TOKYO! The Official Movie Trailer - Michel Gondry, Leos Carax and Bong Joon-ho from micfsk on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário